Em uma live neste sábado, 20 de junho, o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciaram a segunda fase do Plano de Retomada da Economia em Fortaleza, que entra em vigor na segunda-feira, 22 de junho. O novo decreto será publicado hoje e terá validade por 7 dias, podendo ser renovado por mais 7. A retomada permite atividades individuais ao ar livre, abertura de restaurantes no horário de almoço e ocupação de templos religiosos com limite máximo de 20% da capacidade total.
Camilo Santana explica que este decreto entra em vigor na macrorregião da capital e da região metropolitana. Outras cidades, como Sobral e Juazeiro do Norte, que ainda permanecem em “alerta vermelho” pela pandemia da Covid-19, continuam com ações restritivas e isolamento social rígido.
A reabertura, de acordo com o prefeito de Fortaleza, é realizado e pensado a partir de critérios técnicos de saúde, que têm apresentado resultados positivos na cidade. O primeiro é a queda consistente no número de óbitos da capital; o segundo é a queda significativa da procura de novos casos em Unidades de Pronto Atendimento, que são as portas de entrada para saber se uma pessoa está contaminada com a Covid-19; a terceira é a baixa ocupação de leitos e enfermarias de UTI.
Tanto Camilo Santana quanto Roberto Cláudio aproveitam para reforçar que a pandemia ainda não acabou. Por isso é importante permanecer isolado, evitar qualquer tipo de aglomeração e usar máscara o tempo todo quando não estiver em casa. A VemTambém segue os mesmos critérios de orientação, todos alinhados com a Organização Mundial da Saúde.