Fortaleza foi selecionada para a segunda e última fase de candidatura à sede do 13º Fórum Urbano Mundial no ano de 2026. Principal conferência global sobre urbanização sustentável, o evento bianual é convocado pelo Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat. Iniciado em novembro de 2022 e com previsão de encerramento em agosto deste ano, o pleito da capital cearense é conduzido pelo Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor).
O prefeito José Sarto comemorou a classificação da cidade entre as favoritas para sediar o Fórum. “A classificação de Fortaleza é um grande reconhecimento. Estamos inteiramente dedicados a um desenvolvimento urbano pautado pela redução de desigualdades, pela sustentabilidade, pelos compromissos firmados com a primeira infância e obedecendo ao planejamento traçado no Fortaleza 2040. Tudo isso, buscando envolver os diferentes atores da nossa sociedade. Atrair o Fórum Urbano Mundial potencializa esse debate e reforça nosso engajamento”, afirmou.
Como uma cidade desenhada com e para as pessoas, a gestão municipal opta por adotar as Agendas Globais de Desenvolvimento, especialmente a Nova Agenda Urbana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para enfrentar os complexos desafios de Fortaleza. A iniciativa de se candidatar à sede do Fórum Urbano Mundial demonstra a relevância da referida temática na gestão local, com ênfase para o ODS 11. A segunda e última fase compreende envio de documentação e processo licitatório.
Vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista destaca a importância de construir cidades seguras, inclusivas, resilientes e sustentáveis. “A candidatura Fortaleza cria as condições para que o mundo todo se volte para as transformações urbanas que estão ocorrendo na nossa cidade. Fortaleza é Cidade Criativa do Design pela Unesco e a chancela reforça esse processo de transformação do design urbano e o fortalecimento da indústria dos encontros.“
A candidatura de Fortaleza reflete e oferece aos visitantes uma série de projetos amparados no conceito de ação local para impactos globais. Fortaleza busca se conectar internacionalmente por meio de várias parcerias, acordos de cooperação técnicas, fóruns, compromissos globais e campanhas internacionais para estabelecer diálogos políticos e fertilizar cruzadamente suas intervenções.
No ano passado, Élcio Batista participou como painelista convidado da principal conferência global sobre urbanização sustentável — o Instituto de Planejamento de Fortaleza realizou nove palestras no encontro realizado em Katowice, Polônia, entre os dias 26 e 30 de junho de 2022. O tema central do evento foi “Transformar nossas cidades para um futuro urbano melhor”.
Fórum Urbano Mundial
O Fórum Urbano Mundial (WUF), que acontece desde 2002, tem como propostas aumentar a conscientização, promover o conhecimento e a cooperação sobre o desenvolvimento urbano sustentável, bem como apoiar a implementação da Nova Agenda Urbana, reunindo governos nacionais, regionais e locais; organizações não-governamentais; organizações comunitárias; profissionais; instituições e academias de pesquisa; setor privado; instituições financeiras de desenvolvimento; fundações; mídia; Organizações das Nações e outras agências internacionais para discutir e reavaliar a forma como as cidades e os assentamentos humanos são planejados, projetados, financiados, desenvolvidos, governados e administrados.