Será a quarta participação do diretor no evento, após vencer como Melhor Filme na mostra Un Certain Regard com ‘A Vida Invisível’ e estrear mundialmente os longas ‘O Abismo Prateado’ e ‘Madame Satã’
O longa-metragem ‘Marinheiro das Montanhas’, do cineastra cearense Karim Aïnouz, teve a sua primeira exibição mundial no Festival de Cannes, como filme convidado da mostra Sessão Especial, no dia 9 de julho.
A trajetória do diretor é marcada pelo evento, responsável por sua estreia com ‘Madame Satã’ (2002) e pelas aplaudidas sessões de ‘O Abismo Prateado’ (2011), na Quinzena dos Realizadores, e ‘A Vida Invisível’ (2019), vencedor de Melhor Filme na mostra Un Certain Regard. É simbólico que o novo projeto – assumidamente autobiográfico – tenha seu lançamento no festival.
‘Marinheiro das Montanhas’ é um diário de viagem filmado na primeira ida de Karim à Argélia, país em que seu pai nasceu. Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina
O longa é uma produção da VideoFilmes, com coprodução da Globo Filmes, Globo News, em associação com MPM Film, Big Sister, Watchmen e Cinema Inflamável, e distribuição da Gullane.