A região da Ibiapaba é conhecida por ser roteiro obrigatório dos amantes da natureza e da gastronomia. Mas uma cidade da região se destaca por duas peculiaridades que agradam o paladar de quem visita o local: o mel e a cachaça. São esses os sabores que dão o tom do Festival Viçosa, Mel e Cachaça, realizado de 30 de maio a 01 de junho no município de Viçosa do Ceará, situado a 348 km de Fortaleza.
Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de conhecer a diversidade dos produtos tradicionais, incluindo cachaças produzidas artesanalmente em alambiques nos engenhos da região, além do saboroso mel e do artesanato desenvolvido na Ibiapaba. Segundo os organizadores, as mais de 10 mil pessoas esperadas no evento irão gerar um aumento de 5% nas vendas dos produtores locais. O evento tem realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Prefeitura de Viçosa do Ceará.
Além de poder aproveitar as visitas aos estandes contendo espaço da cachaça, estandes de mel, gastronomia, artesanato e institucionais como o do Sebrae, os participantes irão se divertir com uma programação com apresentações musicais que incluem Diogo Nogueira e Jorge Aragão. As apresentações acontecem no Complexo Turístico da Igreja do Céu, às 20h. Já a Praça Felipe Camarão, contará com degustação de cachaças e licores com dois shows por dia, sempre a partir das 13h.
O Festival Viçosa, Mel & Cachaça também promove a cultura local, é um reconhecimento da tradição no preparo das cachaças de alambique, além valorizar a cultura do cultivo do mel e de toda a cadeia produtiva derivada da cana-de-açúcar.
Sebrae promove capacitação para empresários
Antes mesmo do anúncio do evento, o Sebrae realizou uma série de ações para que os empresários se preparassem para o Festival. Entre as iniciativas, foram realizadas capacitações com os expositores de gastronomia, desenvolvimento de coleções artesanais exclusivas para o Festival, oficina de inovação no atendimento ao cliente e workshop de harmonização de cachaças com produtos regionais.
Também foi por esforço do Sebrae que em abril de 2024, uma importante conquista foi alcançada por Viçosa do Ceará, quando a cachaça produzida na cidade recebeu indicação geográfica, uma distinção concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) que reconhece a qualidade e a relevância cultural na produção da aguardente.
Você também pode contar com consultorias voltadas para a excelência no atendimento aos clientes durante o ano inteiro. Uma dessas capacitações é o curso Roteiro de Atendimento para aprimorar, guiar e influenciar os colaboradores durante as abordagens e conversa de vendas. Faça sua inscrição aqui, basta preencher o formulário. Outras informações acesse o site ce.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.