O Festival Sérvulo Esmeraldo (FSE 91), iniciativa do Instituto Sérvulo Esmeraldo com parceria com a Universidade Regional do Cariri (Urca), está será realizado até 30 de setembro, com tema O Crato no Mundo. A programação celebra o legado do artista em obras públicas, contemplando uma exposição ao ar livre no Largo da RFFSA, no Crato, exibições de documentários da série Museus a Céu Aberto, também ao ar livre, o webinário Arte, Ciência e Novos Horizontes e cursos virtuais.
A curadoria é da fundadora do Instituto Sérvulo Esmeraldo (ISE), Dodora Guimarães, e de Marcus de Lontra Costa, com colaboração do artista plástico e educador Paulo Portella Filho.
Durante o evento haverá a apresentação de seis webinários que compõem o Seminário Sérvulo Esmeraldo: Arte, Ciência e Novos Horizontes, oficina de pop-up e uma residência educativa. Toda a programação é gratuita.
Exposição, arte-educação e exibição de documentários ao ar livre
Durante todo o período do Festival, o Largo da RFFSA, área mais central do Crato, recebe a mostra Sérvulo Esmeraldo: O Crato no Mundo, que irá reunir um conjunto de 12 obras públicas icônicas de Sérvulo Esmeraldo reproduzidas a partir de fotografias de Gentil Barreira impressas em grande formato, que podem ser vistas a longa distância.
Ao tomar muros, fachadas e edificações, a proposta é intervir na paisagem urbana e causar grande impacto visual para atrair o olhar da população que vive, trabalha ou visita o local, um dos mais movimentados na cidade. Duas esculturas de natureza efêmera complementam a exposição.
“O trabalho do Sérvulo é conhecido dentro e fora do Brasil e, no nosso Estado, as suas obras públicas são referências na Capital, como a Femme Bateau ou o Monumento aos Jangadeiros”, afirma Dodora. “É um convite aos conterrâneos do artista a se apropriarem da obra daquele que levou para o mundo a linha do horizonte desenhado pela Chapada do Araripe. Inclusive esse é o norte do projeto educativo que fundamenta a mostra”, complementa.
O Largo da RFFSA também será palco também das exibições ao ar livre de documentários sobre o artista homenageado e da série Museus a Céu Aberto, dirigida por Karina Ades, produzida pela Bravura Cinematográfica.
Programação
– Dia 14 de setembro, às 19h
Tema: O Laboratório do Mundo – Palestrante: Regina Teixeira de Barros, Historiadora e Curadora de Arte. Moderadora; Professora Sandra Nancy Freire, Historiadora e Pró-Reitora de Extensão (URCA).
– Dia 16 de setembro, às 19h
Tema: Como Expandir os PulmSeões – Palestrantes: Dra. Márcia Alcântara, Pneumologista; Dr. Marcelo Alcântara, Pneumologista e idealizador do Elmo. Debatedor: Dr. José Flávio Vieira, Médico, Escritor, Dramaturgo e presidente do ICC (Instituto Cultural do Cariri)
– Dia 21 de setembro, às 19h
Tema: Excitáveis, a Escultura e o Corpo – Palestrante: Mario Ramiro, Artista e professor (USP)
Debatedor: Fred Sidou, Artista e Professor (URCA)
– Dia 23 de setembro, às 19h
Tema: Arte, Ponte entre os Tempos – Palestrante: Marcus de Lontra Costa, Crítico e Curador de Arte. Debatedor: Sérgio Vilaça, Cineasta e Professor (URCA)
– Dia 28 de setembro, às 19h
Tema: Novos Horizontes para a Cultura – Palestrante: Marta Porto, jornalista e crítica de Cultura. Debatedor: Alemberg Quindins, Produtor Cultural
Serviço
Festival Sérvulo Esmeraldo – FSE 91
Data: De 9 a 30 de setembro
Local: Crato (CE)
Programação on-line: YouTube Instituto Sérvulo Esmeraldo e Instagram @institutoservuloesmeraldo
Inscrições: http://siseventos.urca.br
(Grátis)