O inglês é uma língua universal que abre portas para quem quer impulsionar a carreira, estudar no exterior e explorar o mundo. Nada melhor que fazer um intercâmbio em um país de língua inglesa para dominar o idioma. E para que o seu projeto de fazer um intercâmbio em Londres seja um sucesso, você precisa se organizar com antecedência, e o planejamento dos gastos é parte fundamental da organização da viagem. Londres não é um destino barato, mas a experiência valerá cada libra que você gastar.
Acomodação em Londres
Se você vem passar mais de 3 meses, alugar um quarto em casas compartilhadas é a opção mais econômica. Entenda, desde já, que Londres é dividida por zonas, onde a zona 1 é o centro e quanto mais longe do centro mais barato sua acomodação pode ser. Existem quartos individuais na faixa de 120 a 160 libras por semana. Em Londres, é muito comum dividir o quarto com outros estudantes, para pagar menos. Você encontra quartos compartilhados na faixa de 70 a 100 libras por semana. Normalmente, as contas estão incluídas e as casas são bem equipadas, inclusive com aquecimento e wi-fi. Clique aqui e saiba mais sobre como alugar um quarto ou uma casa em Londres.
Alimentação em Londres
Prepare-se para gastar em média 50 libras por semana com compras no supermercado, incluindo produtos de higiene e de lavanderia. Esse valor pode variar para bem menos dependendo das necessidades da semana, claro. As redes de supermercados com preços mais econômicos são Lidl, Asda, Tesco e Iceland (esta última, para pratos congelados). Em restaurantes mais modestos, você pode fazer uma refeição completa por 10 libras, ou até por menos nos chineses de Chinatown. Em restaurantes melhores, é possível comer gastando em média 20 libras. Experimente também o delicioso fish & chips, uma grande posta de peixe com batatas fritas, que sai em torno de 8 libras e vale por uma refeição. Na faixa de 5 a 8 libras, você encontra a batatona assada e recheada que se chama jacket potato, outra delícia inglesa.
Transporte em Londres
Os preços dos passes para transporte público, os travelcards, também variam de acordo com a zona. Quanto mais distante do centro você morar, mais baratas as acomodações, mas o preço do transporte será mais alto. Se você vai passar mais de 1 mês compensa mais você abastecer seu Oyster mensalmente.
Celular em Londres
Para ter um celular (ou mobile, como dizem em Londres) pré-pago (ou pay-as-you-go), você vai gastar de 10 a 15 libras por semana ou menos. Você encontra wi-fi de graça em vários locais da cidade. Use o Skype ou Whatsapp para falar com a família, para economizar mais ainda.
Como você vê, é perfeitamente possível manter seus gastos dentro da faixa de 320 libras semanais sugeridas pelo UK Home Office.
Custos de escolas em Londres
A cidade oferece uma variedade imensa de cursos de todos os tipos, desde os universitários até os cursos de idiomas e os combinados, então os custos com a escola também vão depender do que você for estudar. Para que você saiba exatamente o valor da escola, disponibilizamos um formulário de orçamento, onde você pode preencher sem compromisso.
Gostaram das dicas? Deixem nos comentários se vocês tiverem alguma dúvida sobre Intercâmbio em Londres.
O texto foi escrito por Bruna e Érico Maia do eLondres.com, que contribuem periodicamente com o portal VemTambém.