Cerca de 30 imagens exploram a metáfora das máscaras e abordam a relação entre vida e arte, fruto do trabalho de cuidado terapêutico mantido virtualmente durante o período de isolamento social
Desde 2019, o Museu da Cultura Cearense (MCC) investiga a potencialidade terapêutica da arte e formas de promover bem-estar social. Dando continuidade às ações de diálogo e arte-educação relacionadas ao tema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do MCC, em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da Regional IV, o Programa de Extensão Pasárgada: Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos e o Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará – UFC, apresentam a exposição virtual “Mascaral: variando sentidos e cuidados”, lançada nesta semana. Confira AQUI.
A Mostra, que seguirá em cartaz até o dia 10 de outubro de 2020, apresenta as produções artísticas de usuários, familiares, extensionistas e profissionais do CAPS Geral da Regional IV, em Fortaleza. Entre manifestações cênicas, literárias e/ou plásticas, por meio de fotos, vídeos e áudios, cerca de 30 trabalhos abordam possíveis atravessamentos entre vida – arte / arte – vida. No projeto, a literalidade e a metáfora da máscara são exploradas para, a partir desse exercício, criar-se um espaço/tempo para promoção de múltiplas sensibilidades e cuidados em territórios virtuais.
A Mostra integra a programação do Museu da Cultura Cearense para a 14ª Primavera dos Museus, coordenada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM – que, de 21 a 27 de setembro de 2020, reunirá ações museológicas em torno do tema Mundo Digital: Museus em transformação.
Fruto de um esforço das instituições anteriormente citadas para dar continuidade à prestação do cuidado terapêutico durante o período de isolamento social, “Mascaral: variando sentidos e cuidados” surgiu da necessidade de possibilitar encontros sensíveis entre pessoas que necessitam do serviço de saúde mental e da adaptação das técnicas e das atividades para as plataformas digitais.