Os estrangeiros querem conhecer o Brasil. Uma das evidências disso é a alta do número de companhias aéreas internacionais operando no país, que impulsiona o turismo nacional e, ao mesmo tempo, apresenta toda a potencialidade do setor, trazendo diversos benefícios á economia. Neste ano, importantes empresas aéreas estrangeiras, como Emirates, American Airlines e Air France, anunciaram novas rotas de conexão entre diferentes destinos estrangeiros e o Brasil.
Atraídos por belezas naturais, uma rica gastronomia ou pelo povo hospitaleiro, cada vez mais visitantes internacionais têm incluído o Brasil como destino favorito em viagens. Esta tendência é impulsionada por uma série de fatores, a exemplo da promoção do mercado turístico interno em feiras internacionais, o crescimento econômico do país e o aumento da demanda por viagens aéreas.
Com tamanha procura, diversas companhias aéreas expandiram rotas ao Brasil. A Air France, por exemplo, aumentará a sua operação em Fortaleza (CE) durante o inverno europeu. Serão cinco voos semanais entre a capital cearense e Paris, na França, de outubro de 2024 a fevereiro de 2025, frente às atuais três frequências semanais ofertadas.
A empresa aérea British Airways, do Reino Unido, também terá 10 voos semanais para São Paulo ainda neste ano, reforçando a sua presença no Brasil. Atualmente, a companhia opera uma viagem diária ligando o Aeroporto de Heathrow, em Londres, ao de Guarulhos (SP), realizados com um Airbus A350-1000. A partir de 29 de outubro, haverá mais três voos, às terças, quintas-feiras e sábados.
Os portugueses também demonstram interesse em visitar o país. A companhia aérea TAP anunciou que terá mais 16 voos conectando as principais cidades brasileiras à Europa no pico do verão no continente. Serão 91 viagens por semana, uma média de 13 por dia. No total, 11 cidades do Brasil (com 13 rotas, para Lisboa e Porto) conectam o país às cidades portuguesas.
As companhias aéreas Emirates e American Airlines, por sua vez, anunciaram novos voos ao Aeroporto do Galeão (RJ). A partir de dezembro, a Emirates aumentará de quatro para cinco as frequências semanais na rota Rio-Dubai. Já a American Airlines informou que terá um novo voo do Galeão rumo a Dallas, nos Estados Unidos, pelo Aeroporto de Fort Worth. Além disso, a empresa norte-americana vai aumentar a sua operação do Galeão com destino a Nova York (EUA), pelo Aeroporto JFK, passando de três voos semanais para um serviço diário, de outubro de 2024 a março de 2025.