“A capital cearense da cultura”. Assim é conhecido o Crato, no Cariri cearense. Palco de manifestações artísticas como maracatu, reisados e Irmãos Aniceto. Rico na natureza e paleontologia, com a Chapada do Araripe. E abençoado pela fé, abriga a estátua de Nossa Senhora de Fátima e Catedral de Nossa Senhora da Penha. Esses são apenas alguns dos destaques encontrados no município, que agora conta com um projeto que vai alavancar ainda mais o turismo. Foi lançado nesta segunda-feira, na Secretaria de Turismo do Ceará, o Crato de Emoções, parceria entre a prefeitura e a Setur.
O prefeito do Crato, José Ailton, destacou a importância histórica do município e acrescentou: “Vale a pena conhecer o Crato. São 254 anos de história. Da história do Ceará, um grande capítulo é reservado ao Crato.” O secretário executivo de planejamento e gestão do turismo, Cícero Anderson, comentou sobre o pioneirismo do projeto que divulga o Crato e vai levar o município não apenas aos turistas nacionais, mas atrair também visitantes de outros países. Durante a solenidade, ele ainda destacou que o Ceará é o destino turístico que mais cresce no Brasil, em comparação ao ano passado, já houve aumento de 12%.
O Crato de Emoções vai divulgar o turismo a partir dos pontos de destaque do município, que são Aventura, Cultura e Fé e será responsável por fomentar e aquecer também diversos setores da economia, como comércio e restaurantes.