Inaugurado pelo Governo do Ceará em novembro, o Complexo Ambiental Mirante do Caldas, instalado em Barbalha, no distrito do Caldas, já atendeu um público superior a 20 mil pessoas no primeiro mês de operação assistida gratuita.
O equipamento da Secretaria de Meio Ambiente do Ceará (Sema) é dedicado à educação e pesquisa ambiental, com grande vocação cultural e turística. Além do teleférico, o Complexo abriga o Centro de Interpretação Histórica e Ambiental da Chapada do Araripe, um café cultural, o Borboletário do Cariri e um passeio que leva até o mirante, com uma vista privilegiada da chapada e do Cruzeiro do Caldas, marco histórico e cultural da comunidade local.
O Complexo Ambiental fica em uma região de patrimônio ambiental: a Área de Preservação Ambiental (APA) da Chapada do Araripe e a Floresta Nacional (Flona) do Araripe-Apodi. Além de sua importância cultural local, é um destino na natureza que encanta os olhos, repleto de histórias e cultura.
Teleférico
No equipamento foi realizada a construção de uma linha de teleférico com duas estações para acesso ao mirante. Suas duas estações foram nomeadas para valorizar a história local.
A estação Bom Jesus fica ao lado do antigo Hotel Bom Jesus, construído em 1952 e restaurado para funcionar como sede do teleférico. Já a outra chama-se Mirante do Cruzeiro, dentro da Flona do Araripe, no alto da chapada.
O passeio tem duração de 8 minutos. A linha tem extensão de 544 metros, formada por 34 veículos (3 assentos cada) e 6 torres.
Centro de Interpretação História e Ambiental da Chapada do Araripe
Há uma exposição permanente que introduz o visitante na história geológica da região. É possível conhecer um pouco mais das manifestações culturais que misturam religiosidade e cultura popular, revelando os saberes dos povos criativos herdeiros dos índios Kariri.
Borboletário do Cariri
O primeiro na Chapada do Araripe dedicado ao estudo das borboletas da Flona. O visitante pode realizar uma visita guiada para conhecer mais sobre a riqueza natural local e pesquisas desenvolvidas na região.
Programações Artísticas e Culturais
O Complexo visa impulsionar o desenvolvimento sustentável na região e prevê programações artísticas e formativas no local.
Casa Café
Aos pés da Chapada do Araripe, a Casa Café está de portas abertas para oferecer uma experiência gastronômica ao visitante. É um ponto charmoso para conhecer a culinária local e ter uma visão privilegiada do teleférico e do Mirante do Caldas.
Serviço
Horário de funcionamento – De terça a domingo e feriados
Teleférico: das 9:00 às 17:00 – quarta a domingo e feriados
Centro de Interpretação e Café: das 9:00 às 18:00 – quarta a domingo e feriados
Borboletário: das 10:00 às 15:30 – quarta a domingo e feriados