Por César Trifone
Me chamo César Trifone, tenho 25 anos, e minhas maiores paixões consistem em viajar e redes sociais, e por isso meu trabalho hoje é algo que une essas duas paixões e me permite mostrar as belezas do Brasil e do mundo para as pessoas, dando também dicas para que elas possam viajar e conhecer também os lugares pelos quais eu passei.
Sempre tive muita vontade de conhecer o Ceará e sua capital, Fortaleza. Cresci ouvindo coisas muito boas sobre a cidade e seus arredores, e fiquei bem feliz de verdade quando tive a oportunidade de conhecer o destino em dezembro de 2018.
Eu já esperava que seria uma cidade grande e com muitos atrativos, mas ao chegar neste destino me surpreendi. As ruas cheias de energia, as praias belíssimas e a cultura saltando aos meus olhos.
Fora isso, que recepção calorosa! Os cearenses me receberam da melhor forma possível e eu pude notar que um ponto forte deles é sua hospitalidade. Me senti em casa mesmo, ou ainda melhor, de férias (mesmo que tenha ido a trabalho)! Chegar no hotel e logo encontrar água de coco fresca no saguão foi uma sensação de que o Brasil tem muuuito a ensinar para outros países sobre “a tal da hospitalidade”. Se refrescar desse jeito ao chegar de uma longa viagem de avião já me deu a sensação de que eu teria ótimos momentos na cidade.
E os ótimos momentos vieram… Tive várias surpresas boas ao longo da viagem e entre elas posso citar o prazer em conhecer o artesanato local no Emcetur (antiga prisão da cidade que se tornou um centro de turismo e artesanato), a imensidão do Mercado Central de Fortaleza e seus mais de 6 andares que me fizeram gastar uma nota em souvenirs, lembrancinhas e castanhas de caju, e a beleza exótica dos paredões de grafitti do recém-inaugurado Centro de Convenções da capital, onde participei de um evento.
Logo de cara tive a experiência também de provar uma iguaria cearense em uma tradicional barraca de praia, na Praia do Futuro. Experimentei o caranguejo em plena noite de quinta-feira, dia em que é sabido haver show de humor por ali. Foi uma aventura e tanto comer meu primeiro caranguejo da vida, e por pouco ele não ganhou a batalha!
Conhecer a cultura local também foi possível graças a um musical que assisti e que conta a história do povo cearense de uma forma cômica e apaixonante. Impossível sair de lá sem aprender ainda mais sobre o povo. Foi muito bom!
Dia inesquecível também o que conheci o famoso parque aquático Beach Park, um grandioso complexo com resort, lojas, piscinas, toboáguas e tudo isso na beira do mar. O que mais me marcou no parque foi o brinquedo Insano, em que a sua velocidade chega a 100km/h em 5 segundos. Absurdo, né? Pois eu também achei. Fui nele e minha alma saiu do corpo, “morri mas passo bem”. Brincadeiras à parte, recomendo demais o parque para passeios em família e você pode comprar ingressos para apenas 1 dia, ou o combo de 3, e 7 dias (o que vale mais à pena se você estiver em Fortaleza por uma longa temporada).
Fortaleza tem ótimas opções para uma gastronomia mais sofisticada e não deixa a desejar em nenhum ponto pra quem quer aproveitar um pouco mais em um restaurante. Pontos fortes e que lembro do sabor até hoje foram os dadinhos de tapioca recheados com carne do sol e queijo coalho e a caipirinha de tangerina que é simplesmente deliciosa (fica a dica!).
Conheci um pouco da vida noturna de Fortaleza indo em uma balada em um dos dias, e no Bar do Pirata, famoso entre os locais, mas bem turístico. Às segundas-feiras rola o “arrasta-pé” por lá, então bandas de forró se apresentam – mas acabam tocando de tudo. Fez parte da minha última noite na cidade e me diverti bastante, aproveitando pra me despedir da capital cearense com um gostinho de quero mais.
Ainda volto pra conhecer tudo o que não vi, e reviver momentos nessa cidade tão especial que é Fortaleza. Cidade essa que possui muitas belezas em si e seus arredores, como pude conhecer: Aquiraz, Beberibe, Guaramiranga e Canoa Quebrada. O Ceará tem uma imensidão de atrações e ao visitar esse estado, Fortaleza é mais que parada obrigatória!
E que tal, além de viajar sem sair de casa, você concorrer e ganhar uma bolsa de estudos 100% grátis na Unip/Uniplan? Confira todas as informações para participar no Instagram @revistavemtambem e no @cesarporai.