A utilização do transporte aéreo na distribuição de vacinas e insumos para a campanha de vacinação contra a Covid-19 é estratégica e necessária para garantir que todos os estados recebam a medicação com segurança e eficiência. Para viabilizar esse transporte, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disponibilizou às empresas aéreas, agentes públicos, laboratórios e demais envolvidos ajuda com as ações que forem necessárias para viabilizar o transporte das vacinas no país.
O objetivo da Agência é estruturar um conjunto de ações, orientações e medidas para apoiar processos que garantam a facilitação do transporte aéreo de vacinas, de insumos de saúde e de produtos necessários para viabilizar campanhas de vacinação.
A Anac prestará suporte às empresas aéreas e operadores aeroportuários para que haja fluidez no transporte e chegada das vacinas, garantindo que elas sejam transportadas de forma segura e com celeridade dentro dos padrões estipulados internacionalmente para o setor. Para isso, a Agência está participando de discussões com outras autoridades competentes e com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para discutir medidas adicionais e regulatórias que possam ser necessárias para a fluidez desse transporte.