Inaugurado em abril deste ano, durante as comemorações dos 290 anos de Fortaleza, o Memorial do Paço, ou Palácio João Brígido, apresenta o patrimônio cultural da cidade. Lá o visitante mergulha na história artística, política e geográfica de Fortaleza e do estado do Ceará. Dividido em quatro salões, o memorial conta com salas de exposição das obras pertencentes ao acervo de arte do município, além de troféus e premiações concedidos à Prefeitura e pinturas que retratam os ex-prefeitos da capital cearense. O visitante pode ainda ficar por dentro de todo o acervo do memorial através de um aplicativo para celular que contém todas as informações histórico-culturais do Palácio João Brígido. O Paço é um espaço de lazer aberto ao público, localizado no centro de Fortaleza, próximo a pontos turísticos com o Mercado Central, Igreja da Sé e das margens do Rio Pajeú, e que atualmente sedia o Memorial do Paço.
Inspirado em um dos maiores artistas que o Ceará teve, o Centro Cultural Belchior é um espaço para exposições e eventos culturais voltados para a população fortalezense e visitantes. Inaugurado em 2017, o estabelecimento é administrado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza e possui auditório, salas multiuso e espaços para leitura e o que é legal é que, cada lugar do centro cultural leva o nome de uma canção de Belchior. Chamada também de Casa de Praia da Música, o espaço é aberto ao público e é uma ótima opção para quem adora a combinação música e arte.
Um dos museus mais visitado pelo turista que visita o Ceará é o Museu da Cachaça. Localizado no município de Maranguape, o espaço conta a história da aguardente no Brasil em cada detalhe conservado ou nos recursos audiovisuais. No acervo arquitetônico e cultural são encontrados mapas, documentos, fotos, filmes, máquinas, garrafas, equipamentos agrícolas, tonéis de bálsamo, dentre outros. Um verdadeiro mergulho na história desse produto que é tão querido e valorizado pelos cearenses. O local conta ainda com o Ipark, um parque aquático recheado de opções para quem gosta de atividades ao ar livre e contato com a natureza.
Na Caixa Cultural a cultura toma forma, cor, ritmo e movimento. Localizada no Centro de Fortaleza, próximo ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Caixa Cultural é um espaço que preserva e divulga um acervo artístico composto por quase 2 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e fotografia. E tudo isso aberto ao público e gratuito. Além disso, o local recebe também shows de artistas renomados da música brasileira. Um espaço onde o foco é a promoção da diversidade cultural e valorização da cultura brasileira.