Com 79 anos de histórias, a 73ª edição do Salão de Abril entra em sua última semana de visitação, com encerramento da mostra neste sábado (22/10). A exposição está aberta para visitação desde o dia 8 de setembro no Centro Cultural Casa Barão de Camocim. Durante esta semana, o público pode conhecer ou revisitar as obras de artistas que estão expostas, entre instalações, performances, fotografias e outras linguagens. O Salão de Abril é um dos mais longevos eventos culturais do Brasil, sendo uma ação da Prefeitura de Fortaleza, executada por meio da sua Secretaria da Cultura e do Instituto Cultural Iracema (ICI).
Para acessar a mostra, de forma gratuita, o público pode visitar de terça a sexta, de 10h às 17h, e sábado (22/10) de 10h às 16h. Para esta edição, foram selecionadas 33 obras, por meio de curadoria assinada por Ayala Prazeres, Jared Domício e Rafael Domingues.
Os artistas que expõem nesta mostra são: Aires, Ana Aline, Antonio Breno, Artur Bombonato, Beija Aragão, Charles Lessa, Cinira d’Alva, Cristina Vasconcelos, Everton David, Felipe Camilo Mesquita Kardozo, Guilherme Freire, Gyl Giffony, Henrique Braga, Júnior Pimenta, Loreta Dialla, Lucas Dilacerda, Lyz Vedra, Maurício Pokemon, Mel Andrade, Naiana Magalhães, Narcélio Grud, Natália Coehl, Natalia Gondim, Nathalia Canamary, Paula, Pedra Preciosa de Oliveira da Silva, Saulo Ellery, Sy Gomes, Virgínia Pinho, Washington da Selva, Yuri Juatama, Francisco Eduardo Moreira Júnior.
O Salão
Lançado em 1943, como iniciativa da Secretaria de Cultura da União Estadual dos Estudantes (UEE), o Salão de Abril foi encampado em seguida por artistas que atuavam na cidade nos anos 1940. Foi assim que, a partir da segunda edição do Salão, em 1946, a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (Scap) assumiu a sua realização, tornando-se a entidade responsável por sua continuidade até 1958. Faziam parte da Scap artistas como Antônio Bandeira, Aldemir Martins, Barrica, o suíço Jean Pierre Chabloz, o jovem Estrigas, a sua futura esposa, Nice Estrigas, Sérvulo Esmeraldo e, mais tarde, Dona Heloisa Juaçaba, entre outros artistas que vieram em suas edições até os dias atuais.
Serviço
Últimos dias da exposição do 73º Salão de Abril
Período: até sábado (22/10)
Horário: das 10h às 17h e aos sábados das 10h às 16h
Local: Centro Cultural Casa do Barão de Camocim (R. Gen. Sampaio, 1632 – Centro)