Nesta quarta-feira se completa 23 anos da tragédia que fez o mundo voltar os olhos para os Estados Unidos: o atentado de 11 de setembro. Na ocasião, quatro aviões comerciais foram sequestrados por terroristas da Al-Qaeda.
Dois atingiram as Torres Gêmeas, em Nova York, um colidiu com o Pentágono e o quarto caiu na Pensilvânia após uma tentativa de retomar o controle pelos passageiros. Os ataques resultaram em cerca de 3 mil vítimas e mudaram a política global de segurança.
Na política global isso foi o ponto de partida para a intensificação de medidas de segurança em todo o mundo, incluindo o aumento da vigilância em aeroportos e fronteiras, e o fortalecimento de alianças militares para combater o terrorismo internacional.
Isso é respingado em toda a população mundial até hoje. Atualmente, o local onde abrigava as Torres Gêmeas, abriga o One World Trader Center.
A torre tem, ao todo, 104 andares e 541 metros. A altura do prédio tem um valor simbólico – convertida, são 1.776 pés, número que corresponde ao ano de independência dos Estados Unidos.
A estrutura do prédio, em estilo pós-moderno, é composta por concreto armado e aço, com a fachada revestida com vidro à prova de balas e alumínio.
O edifício conta com 73 elevadores e medidas de evacuação avançadas.