Revista de Turismo do Nordeste

MADRID | Restaurante espanhol oferece experiência histórica única

SHARE
, / 0

Imagem4

 

Mergulhar na história local faz qualquer viagem mais prazerosa e enriquecedora. E a gastronomia não precisa ficar a parte disso. Em Madrid, conheci um restaurante muito interessante: O “Las Cuevas de Luis Candelas”, que além de oferecer uma tradicional gastronomia local, carrega uma história interessante e parecida com a do Rei do Cangaço – Lampião. Luis Candelas foi um personagem real, cuja astúcia, habilidade e ousadia para escapar das garras da polícia o tornaram legendário. Sua máxima era “não matar, nem ferir ninguém”.

Em meio à um passeio despretensioso, pela Plaza Mayor, enquanto buscava um restaurante legal para almoçar, me deparei com o “Las Cuevas” – As cavernas, em tradução livre – sem imaginar que se tratava de um dos mais tradicionais da cidade. O restaurante funciona desde 1949, numa espécie de gruta onde o “bandolero” Luis Candelas se escondia e preparava seus golpes, junto à sua quadrilha, nesse local estratégico, labiríntico e com muitas saídas, que facilitava o despiste de seus perseguidores. Ainda hoje o estabelecimento mantém a decoração e arquitetura da época e, inclusive, todos os visitantes são recebidos pela representação do próprio Candelas  – há um garçom caracterizado com as vestimentas do emblemático personagem, que exibe uma arma de fogo, denominada trabuco. O cenário, de fato, nos transporta ao século XIX.

 

Imagem1 (1)

 

A especialidade da casa é o “Cordero” – carneiro –  mas minha indicação é a “Paella con Pollo y Marisco” com o vinho “Marqués de Riscal – Vino de Rueda” para harmonizar. Os clientes recebem de lembrança um pergaminho com a história em quadrinhos do famoso anti-herói! É muito interessante mergulhar nessa história comendo e bebendo muito bem!

Las Cuevas de Luis Candelas – Calle de los Cuchilleros, 1, 28005 – Madrid – Fone: + 34 913 665 428 – www.lascuevasdeluiscandelas.com

por Thereza Férrer

 

Imagem15jpg

PASSWORD RESET

LOG IN