Boas notícias para 2023. Quem é acostumado a fazer compras no exterior, com cartão de crédito, terá uma redução de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O valor, antes deste ano, era de 6,38% e diminuiu para 5,8%.
O número percentual deve progredir para menos até zerar, conforme exigência da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para o ingresso do Brasil no bloco.

O corte deve contemplar seis faixas, que vão entrar em vigor nos próximos 5 anos. Confira:
- 5,38%: a partir de 2 de janeiro de 2023;
- 4,38%: a partir 2 de janeiro de 2024;
- 3,38%: a partir 2 de janeiro de 2025;
- 2,38%: a partir 2 de janeiro de 2026;
- 1,38%: a partir 2 de janeiro de 2027;
- zero: a partir de 2 de janeiro de 2028.
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
O Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização econômica intergovernamental com 38 países membros e reúne as economias mais avançadas do mundo.
Sua fundação foi em 1961 com o intuito de fomentar o progresso econômico e comércio mundial. O convite para o Brasil entrar no processo formal de ingresso na OCDE aconteceu em 2022.