Revista de Turismo do Nordeste

Fortaleza sedia o I Festival Gastronômico Ceará Mares do Atum

SHARE
, / 0

O evento, aberto ao público, acontece na próxima quarta-feira (25), às 18 horas, o Mercado Cultural dos Pinhões. O Festival reunirá 20 renomados chefes de cozinha preparando receitas tendo como base o pescado.

Transformar o atum em um produto tipicamente cearense. Com esse objetivo é que o Governo do Ceará, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), se uniu à Associação de Chefes de Cozinha do Ceará (ACC) e à Prefeitura de Fortaleza, para apresentar aos amantes da culinária os sabores dessa iguaria. Na próxima quarta-feira (25), às 18 horas, o Mercado Cultural dos Pinhões recebe o I Festival Gastronômico Ceará Mares do Atum. O evento, aberto ao público, reunirá 20 renomados chefes de cozinha preparando receitas tendo como base o pescado.

Cada chefe produzirá um prato que poderá ser consumido pelo público por um valor fixo de R$ 10 reais (cada prato). Posteriormente, essas receitas serão publicadas em um livro e disponibilizadas em sites de culinária. Segundo o secretário Euvaldo Bringel, o Festival é a primeira de uma série de ações que estão sendo realizadas pelo Governo do Ceará com o objetivo de estimular o consumo do atum no Estado.

“Essa nova atividade econômica está despontando no Ceará há pouco tempo, porém já possui um mercado consumidor exigente com relação à qualidade do produto. Com isso precisamos não só formalizar a pesca do atum como estimular essa vocação”, destaca o gestor da Seapa.

CONVITE-FESTIVALMaresdoAtum

Receitas

Segundo o presidente da ACC, o chef de cozinha Luciano Ferreira, os pratos do Festival apresentarão fusão de receitas, sabores, temperos e ingredientes herdados da típica cozinha cearense, com ingredientes que passam pelo mar, serra e sertão. “O Festival do Atum traz uma grande oportunidade aos chefes de cozinha em se aperfeiçoar em novas possibilidades de apresentar esse pescado. O atum é um peixe que tem suas particularidades, com sabor bem específico e que dá possibilidade dos chefes trabalharem com mais propriedade. Hoje o nosso atum é muito requerido pelos amantes da cozinha japonesa e o nosso trabalho é fazer com atum seja mais conhecido através de técnicas diferentes”, destacou Luciano Ferreira.

Os pratos serão produzidos pelos chefs Ana Katarina (Ceviche de Atum Tropical), Barão (Delícia de Atum), Berta Lopes (Atum ao Molho de Laranja com Hortelã), Carlos Henrique (Gnocchi de Atum a Contandina), Dedé (Tataki e Atum Crocante), Demão (Atum a Costa Negra), Fabiana Rosa (Brandade de Atum), Giorgio Gustella (A Tunnina), Irene Semente (Patumjú), Jean Ribeiro (Filé de Atum Grelhado), Lúcia Soltero (Atum ao Molho de Coco), Luciano Ferreira (Stalke de Atum), Marie Anne (Atum em Crosta de Pimenta com Ratatouille), Maurício Campos (Dragão do Mar), Nilce Silva (Atum dos Deuses), Raul Ortsac (Pérola de Atum), Rosi Nôbrega (Creme de Cabotia com Gomos de Atum), Léo Gondim (Atum ao Molho de Tamarindo), Luhen Aquino (Atum a Belchior) e Charton (Trouxinha de Atum com Chutney de Tomate).

O I Festival Gastronômico Ceará Mares do Atum conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio), Sebrae-CE e Robinson Crusoé.

Ceará Mares do Atum

O Festival Gastronômico é apenas uma das ações que a Seapa vem realizando com o objetivo de desenvolver esse tipo de pesca no Estado. A Secretaria, em parceria com o Sindfrio, está trabalhando no Projeto Ceará Mares do Atum. São ações de licenciamentos e certificações da frota; realização de curso técnicos que visam capacitar as equipes de pesca; adequação de infraestrutura para recepção, beneficiamento e comercialização do pescado e divulgação do atum como um produto de qualidade e alta rentabilidade que visam estimular à expansão e atração de novas indústrias.

“A partir do Seminário realizado pela Seapa, que reuniu diversos envolvidos no setor, elencamos as necessidades dessa cadeia e agora estamos trabalhando em parceria com o Sindfrio nessas demandas. Acredito que em poucos anos o Ceará estará em uma situação de destaque nesse tipo de pesca”, reforçou o Secretário. “Melhorias no Porto de Itarema, município que vem se destacando na pesca do atum também é parte do Ceará Mares do Atum”, finalizou Euvaldo Bringel.

I Festival Gastronômico: Ceará Mares do Atum

Data: 25.10 (quarta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Mercado Cultural dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas S/N – Centro – Fortaleza/CE)
Entrada: Aberta ao público *A consumação fica por conta do visitante

 

 

PASSWORD RESET

LOG IN