Revista de Turismo do Nordeste

, / 0

Fortaleza inaugura o primeiro museu de fotografia

SHARE

Fortaleza já é uma capital referencial em inúmeros aspectos e agora contará com o primeiro museu de fotografia do país. Fotografia, é a arte de guardar um pedaço da história para o futuro.  A história dela está associada ao surgimento das cidades modernas, registrando a vida e as transformações pelas quais que passaram.

Foto: Celso Oliveira

Foto: © Celso Oliveira

Foto: © Celso Oliveira

Foto: © Celso Oliveira

o Museu da Fotografia Fortaleza – MFF, levará ao público, um dos mais ricos acervos fotográficos do país. Contando com o curador Ivo Mesquita, responsável pela seleção dos conjuntos dos trabalhos e fotógrafos.

Com abertura ao público no dia 11 de março, o museu conta com um acervo de cerca com 440 obras expostas, 46 estrangeiras e 66 brasileiras. As fotografias abrangem dois séculos de história da fotografia nacional e estrangeira, com os mais renomados fotógrafos. 

São fotos históricas, fotorreportagens, arquivos fotográficos, cineclubismo, retratos, paisagens, crônicas visuais – assim como a diversidades de autores entre brasileiros e estrangeiros, que cobrem um amplo espectro da história da fotografia. As fotos da coleção abordam as múltiplas possibilidades de estudo, apresentação e interpretação, um valioso patrimônio que está sendo disponibilizado para diversos públicos de Fortaleza, do Brasil e do mundo.

A ideia foi do empresário cearense, Silvio Frota, um grande colecionador de fotografia. Foi adquirindo fotografias em leilões . Para contar a história do nosso país, uma parte das obras focam o período da ditadura militar, em 1964. Seu intuito é agregar valor ao centro da cidade e fazer um espaço cultural que abrigará exposições, oficinas, palestras e uma loja para venda de fotografias.

Institucional

Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, o Museu da Fotografia realizará uma série de ações. Dentre as ações: divulgação de novos talentos, a promoção da fotografia contemporânea e oficinas e workshops para artistas, estudantes e educadores – feitos em parceria com as Secretaria de Cultura do estado e Secretaria de Educação do município –, além de cursos e visitas guiadas para a terceira idade. O MFF terá também uma equipe de monitoria formada pelos alunos do curso de comunicação social da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, selando parceria entre as duas instituições.

Visando colaborar para a atração de um turismo qualificado à Fortaleza, o Museu entrará na rota turística da cidade, uma parceria com a Associação Brasileira de Indústrias e Hotéis – ABIH.

 

Equipe Museu da Fotografia Fortaleza
Diretor: Silvio Frota
Curador: Ivo Mesquita
Coordenadora: Fernanda Oliveira
Educador: Yan Belém
Acervo e inventário: Terezinha de Azevedo Narbal, Juliano Nascimento e Vanessa da Silva Azevedo
Monitoria: A cargo dos estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade de Fortaleza – Unifor

 

Museu da Fotografia Fortaleza
Rua Frederico Borges, 545, Varjota, Fortaleza – CE

Abertura ao público: 11 de março de 2017

Visitação: de quarta sábado, das 12h às 17h

Saiba mais em www.museudafotografia.com.br

PASSWORD RESET

LOG IN