Revista de Turismo do Nordeste

Festival Costume Saudável une informação e vivências saudáveis para os mais diversos perfis

SHARE
, / 0

O portal VemTambém esteve no no Festival Costume Saudável e conversou com sua idealizadora, Joana Ramalho, que comenta sobre a criação do evento, o atendimento de demandas da cidade para o segmento e a amplitude o festival tomou nestes cinco anos de existência. Também aproveitamos para pegar dicas com o Dr. Drauzio Varela, que esteve no evento, para os viajantes. Confira!

IMG_7000

VemTambém: Como surgiu a ideia de criar o evento Costume Saudável?
Joana Ramalho: A ideia desse evento surgiu há cinco anos atrás quando começamos a perceber que havia algo diferente acontecendo na cidade. As pessoas queriam se cuidar mais, mas não entendiam muito bem como isso funcionava. Então, decidimos criar um evento pra disseminar informação e fortalecer esse mercado. E assim surgiu o Costume Saudável. Aqui falamos de todas as maneiras de ser saudável: alimentação, exercícios físicos, equilíbrio da mente e até viagens. A gente acha que essa mistura é necessária para uma vida saudável.

Na programação, há desde cuidados com os PETs até alimentação voltada para diabéticos. Qual a ideia que central que conduz o Festival Costume saudável?
Todo mundo aqui nesse evento está em busca de hábitos saudáveis, mas existem perfis diferentes. Então, nós selecionamos alguns desses perfis: crianças, mães e bebês; idosos; esportistas; estressados; transtornos alimentares; e fits. Escolhidos esses perfis, criamos uma programação especial com o que seria interessante para cada um deles.

Ainda se baseando em práticas saudáveis, o que é atrativo aqui em Fortaleza para você? Quem vem pra capital cearense, o que não pode deixar de comer e ver?
Quem vem pro Ceará não pode deixar de comer caranguejo, que é uma excelente fonte de nutrientes e pobre em calorias. E nós temos em grande quantidade em nossa terra esse alimento super saudável. Então, se essa é nossa comida e o que há de mais natural, a gente tem que aproveitar. E quando falamos de cidade como um todo, porque não falar das nossas praias e das nossas lagoas? Mas para além disso, Fortaleza tem muita coisa legal a ser explorada.

Drauzio Varela

Uma das atrações mais esperadas do festival era o Dr. Drauzio Varela, que esteve na programação do sábado (26/08) para falar sobre a importância do consumo do leite e os cuidados que as pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar devem ter.

Aproveitamos a oportunidade e questionamos o médico sobre quais dicas ele dá para quem vai viajar e possui restrições alimentares. Para ele, em viagem, tudo fica mais complicado. “Você nunca estará certo de que vai conseguir um alimento sem glúten, por exemplo. E as alergias de verdade não dependem da quantidade que se ingere. Um único contato já é suficiente pra reações graves. Então, essas pessoas têm que levar de casa”, orientou Dr. Drauzio.

Então, viajante, se liga nas dicas da Joana e não perca: nem o evento, nem a oportunidade de comer um bom caranguejo. Para aqueles com restrições alimentares, melhor seguir as orientações do Dr. Drauzio e se precaver. O Festival Costume Saudável segue até as 22h deste domingo (27/08) com uma programação diversa. Outras informações em: www.costumesaudavel.com.br

PASSWORD RESET

LOG IN