Revista de Turismo do Nordeste

Feira logística aborda internacionalização dos negócios no Ceará

SHARE
, / 0

A XII Feira Internacional de Logística – Expolog 2017, que teve início na manhã desta quarta-feira (22) no Centro de Eventos do Ceará, propõe uma imersão com os principais players do segmento de logística, transporte e comércio exterior do país para debater os desafios e futuro das áreas. Os setores de negócios e de eventos também são fortes movimentadores do setor turístico no Ceará, especialmente na ocupação da rede hoteleira.

Além de debates sobre os modais logísticos (rodoviário, portuário, ferroviário e aeroviário), em especial sobre a integração entre eles, o evento discutirá como o segmento pode interferir de maneira positiva para gerar negócios internacionalmente. Para tanto, representantes de grandes portos mundiais, como o de Portugal, estão presentes na feira. O papel do Ceará como centro de conexões com o Brasil e o mundo também tem destaque.

WhatsApp Image 2017-11-22 at 22.19.53

Nas palavras do presidente da Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Armando Abreu, a ideia é aproveitar o excelente momento que o Ceará está atravessando com finanças equilibradas aliadas à sua estratégica localização, para discutir logística. “Esta área está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico. Este ano temos uma participação mais forte de Portugal e países de Língua Portuguesa e queremos aproveitar esse momento para estreitar essas relações, criar mais rotas comerciais e de lazer, como, por exemplo, de cruzeiros. Queremos criar uma verdadeira infraestrutura para transporte e fazer do Ceará um HUB em todos os sentidos, seja aéreo, marítimo ou terrestre”, destaca.

Como em todas as edições do evento, grandes nomes nacionais irão conduzir palestras, é o caso do ex-governador Ciro Gomes, que falará sobre o “Cenário Econômico Nacional”; do ex-ministro dos Transportes, César Borges, sobre a competitividade do transporte brasileiro; entre outros.

A inovação e a tecnologia ganham ainda mais espaço na Expolog. As startups ligadas à logística poderão fazer seu pitch no palco do Business Lounge, espaço VIP destinado também às reuniões de negócios que acontecerão durante os dois dias. Segundo a gestora do evento, Enid Câmara, “a feira é técnica e de negócios. Há o seminário que discute várias temáticas e o business lounge com foco nos negócios. E a grande novidade desta edição é a Mostra de startups. Vamos mostrar aos empresários que elas existem na área de logística e que o potencial dos jovens pode ser usado para melhorar os negócios”, comenta.

WhatsApp Image 2017-11-22 at 22.19.54

De acordo com o ranking bienal de desempenho logístico divulgado pelo Banco Mundial no ano passado, o Brasil ocupa a 55ª posição entre 160 países. Um avanço de 10 colocações em relação à pesquisa anterior. O estudo leva em consideração fatores como a infraestrutura das estradas e portos, procedimentos alfandegários, prazos de entrega e eficiência de rastreamento. Segundo a pesquisa, entre os pontos fortes da logística brasileira estão competência, rastreabilidade e infraestrutura.

 

PASSWORD RESET

LOG IN