Revista de Turismo do Nordeste

, / 0

Brasileiro pode viajar sem visto para 146 países

SHARE

Ranking elaborado pela consultoria Henley & Partners, que examinou o acesso concedido a passaportes de 199 países, o documento brasileiro está entre os que mais abrem portas para aos seus cidadãos. Ocupa a 21º colocação, permitindo acesso, sem visto, a 146 países.

No continente latino-americano, estamos atrás apenas da Argentina e do Chile, que estão na 17ª e 18ª posições, respectivamente.

Segundo o estudo, que considera dados de 2014, entre os passaportes mais bem cotados estão o norte-americano, o britânico, o alemão, o sueco e finlandês. Os turistas naturais desses países são recebidos sem a necessidade de visto prévio em 174 países.

Já no outro extremo do ranking, aparecem o Território Palestino, que dá acesso 35 países, Paquistão e Somália (32 países), Iraque (31 países) e Afeganistão (28 países).

A lista traz algumas surpresas. A Coreia do Norte, por exemplo, apontada como um dos países mais fechados do mundo vem na 86ª colocação, empatada com Angola.

Em seis anos

Considerando o número de países para os quais o brasileiro podia viajar sem visto, houve melhora nos últimos seis anos. Em 2008, era possível entrar em 122 países sem autorização prévia, número que subou para 146 em 2014.

Entretanto, se observarmos o ranking geral, apesar do avanço, caímos de 19º lugar para 21º no levantamento mais recente.

PASSWORD RESET

LOG IN